Cabin Inspection…
Cada companhia tem seu critério sobre o que se pode ou não ter dentro da sua cabine. Claro que a regra pode ser diferente também dependendo da sua função. A exemplo, muitas comanias não permitem bebidas alcólicas, comida perecível, utensilios do navio e afins dentro da cabine, mas se você for Security, Petty Officer, ou Officer, ninguém virá em sua cabine para verificar se você tem um bolo, ou frutas frestas em sua cabine, assim como garrafas de bebidas alcólicas. Ah sim, se você tiver muita amizade com as pessoas certas, (como era o meu caso), não importa em qual companhia você trabalha, você sempre vai ter algumas regalias.
Para todos os tripulantes comuns, vamos dizer “Crew e Staff members” que trabalham na Pullmantur, segue uma pequena lista do que não é permitido ter ou fazer em suas cabines:
As imagens abaixo ilustram as cabines pelas quais eu passei, nas 3 companhias que eu trabalhei. Primeira fileira, acima, cabine do Zenith da Pullmantur, logo abaixo à esquerda cabine do MSC Musica e à direita cabine do Costa Fortuna.
- Comida perecível (Seja do Crew, Staff-mess, de restaurantes, cozinhas ou mesmo compradas fora do navio)
- Álcool (bebidas alcólicas em geral inclusive vinho)
- Utensílios do navio de qualquer área, seja de área comum de passageiros ou de tripulação, tais como (copos, garrafas, pratos, talheres, materiais de limpeza de uso exclusivo de housekeeping, cadeiras, bancos, TV de passageiros, entre outros inpumeros itens marcados como “not allowed” em seu livro de regras que lhe será entregue em seu primeiro dia à bordo.
- Não é permitido colar nenhum tipo de material nas parede da cabine, por isto, como mencionado anteriormente, leve sempre consigo alguns imãs para prender fotos, avisos, calendário e afins nas paredes de sua cabine, afinal todas elas são de metal.
- Não é permitido “fumar” em sua cabine. (Regra que todos driblam quando descobrem que o “exaustor” do banheiro suga toda a fumaça pra fora, e embora o cheiro horrível do cigarro fique impregnado em sua cabine, em muitas vezes é ignorado por quem faz as inspeções.)
- Não é permitido retirar ou bloquear o acesso ao detetor de fumaça de sua cabine. (Esta regra é válida para todas as companhias, e geralmente a punição para esta ação é o desembarque)
- Não é permitido retirar a “tampa” do ar condicionado. Ok, todos sabemos que o ar circula bem melhor dentro da cabine sem aquela coisa horrível, mas em geral todas as “inspeções” são préviamente agendadas, com exceção às “denúncias”… então, fique atento, e quando sair da cabine deixe sempre a mesma impecável.
- Não é permitido ter em sua cabine roupas de cama, toalhas ou afins que pertençam à área de passageiros.
- No caso da Pullmantur, ao menos quando trabalhei por lá, quando havia “cabin inspection” deveriamos deixar o colete e o cartão de Safety em cima da cama. (Mesmo assim eu NUNCA fiz isto)
- Estão exclusos do Cabin Inspection todos os tripulantes em “Night Duty”, ou seja que trabalhem no período da noite, uma vez que as inspeções acontecem durante o dia.
- Nunca estar dormindo durante as inspeções, que em geral possuem horário para começar, 10h da manhã. Mais ou menos o mesmo horário em são feitos os exercícios simulação de emergência, os famosos e as vezes odiados, Boat-Drill.
As vezes, você consegue se livrar das inspeções, ou pode ter licença do boat-drill, tudo depende do seu relacionamento com seu manager.
À exemplo do que aconteceu comigo certa vez, fiquei trabalhando até às 1h30m como era de costume, como sempre ia até o laboratório imprimir fotos pessoais, e levava as cópias para que fossem feitas para o próximo dia. Depois ia para o restaurante, encontrar com uma amiga minha que trabalhava servindo o Mètre e o manager, depois sempre guardava algum prato que eu escolhesse para que eu comesse também… lembro que naquele dia, bebi quase 1 garrafa e meia de vinho com o pessoal por ali. Claro que no dia seguinte não iria mesmo acordar às 10h para a inspeção, uma vez que só precisaria trabalhar novamente às 16h. Então, o que só fiquei sabendo no dia seguinte às 16h quando cheguei para trabalhar, pelo meu chefe que às 10h entraram em minha cabine, o Hotel Director, Hotel Manager, Staff Captain e ele próprio, e que eu dormia todo esparramado na cama, “nú” e que nem notei ninguém entrando na cabine, tanto que até ali eu não sabia de nada. Então ele informou à todos que eu trabalhei “ajudando” no laboratório até às 4h da manhã, o que de fato eu fazia algumas vezes, mas não naquela noite, então todos deixaram pra lá e sairam da cabine. A única parte chada desta história é que eu tive que aturar meu chefe por quase 1 semana me perturbando, dizendo que eu estava “peladão” estirado e babando enquanto todos os chefes estavam na minha cabine…
Enfim, como eu disse anteriormente algumas regras podem mudar entre as Cias.
Na Costa Crociere, por exemplo a tolerância deles com o álcool é totalmente diferente e liberal se comparado com as demais companhias.
Na Costa o tripulante pode comprar e/ou ingerir bebida alcólica em qualquer horário do dia, e em qualquer quantidade, desde que não interfira diretamente em seu trabalho. Em outras palavras desde que você não esteja aparentemente embriagado, tudo bem. Caso contrário deverá fazer o Alcohol Test e poderá levar warning ou desembarque, dependendo do nível. Então, apesar da liberdade que a empresa oferece, fique atendo, e não abuse. Beba com responsabilidade.
Na Costa também é permitido aos tripulantes armazenar até 2 garrafas por tripulante dentro de suas cabines, seja de vinho, cerveja, destilados e afins.
Na MSC além de não ser permitido qualquer tipo de bebida alcólica na cabine, eles não vendem bebidas alcólicas no crew bar antes das 18h e mesmo assim em “teoria” deveria ser controlada a quantidade de álcool vendida por tripulante, ou seja em teoria, somente 2 latinhas de cerveja, ou 1 dose de destilado, ou 1 taça de vinho, mas na prática se o Captain D’Aimer não estiver pelo crew bar (quase nunca ele aparece por lá) eles vendem a quantidade que você “puder pagar”, mas a regra sobre embriagues também se aplica igualmente à Costa.
Na Pullmantur a coisa é mais rígida e severa. No Crew bar só vendem 2 doses de destilados ou 2 cervejas ( também em teoria, pois na prática vendem mais ), porém se você for pego que seja com os “olhinhos pequenos” dando indícios de que está bebado, te levam para Alcohol Test, outra coisa que às vezes aocntece, são os Security ficarem observando quem bebe muito para, e que trabalha logo nas primeiras horas do dia, para pedir aos mesmos fazerem alcohol test e desembarcar os mesmos. Claro tudo isto ocorre quando não se tem muitos amigos à bordo.
A regra geral é que se você abusou do álcool, problema seu, você é maior e sabe o que é melhor para si, porém isto nunca deve interferir diretamente em seu trabalho à bordo. Razões pelas quais muitos são desembarcados e depois se dizem injustiçados.
Abaixo algumas fotos de cabines em que foram encontrados vários objetos que não deveriam estar lá. O curioso é que eles teveram a cara de pau de colocar na porta um adesivo exclusivo para quem trabalha no período da noite, mas o chefe de segurança tinha uma lista que determinava as cabines que realmente moravam os Night Duty.
Aqui ao lado na primeira foto à esquerda, peças da academia do navio e um transformador. Logo abaixo alguns itens da área de passageiros, amenities e afins. Na última foto fiação solta, uma central de PABX do navio, e outro transformador. Na foto à direita, uma tentativa de se burlar as inspeções, colaram na porta um papel dizendo “Night Duty”.
Bom por enquanto é isto. Me desculpem pois não tive tempo de alimentar o blog antes, pois entrei na MSC e em seguida na Costa… logo mal tinha tempo pra me coçar.. agora emquanto aguardo meu reembarque pela Costa, vou postando devagar, inclusive vou postar também minhas experiências na MSC Crociere S.p.A. e Costa Crociere S.p.A.
De qualquer forma, se tiver qualquer dúvida, continue me escrevendo que na medida do possível vou exclarecendo as dúvidas. Logo vou postar alguns contatos “quentes”, para quem deseja embarcar e trabalhar à bordo de navios de cruzeiros.