Meu primeiro contato com a ISM, se deu quando eu ainda estava tentando reembarcar pela Pullmantur, e a ISM ainda era afiliada à ISM Agency do Chile. Eles trabalham com a Ibero, Costa, Pullmantur e MSC.
Meu contato com eles foi diretamente com a Carolina Coelho, que pediu que eu enviasse todos os meus documentos para o reembarque primeiramente pela Pullmantur. Porém como a Pullmantur estava demorando para chamar fotógrafos brasileiros, ou talves até mesmo por um critério que eles possuem em contratar fotógrafos brasileiros somente quando iniciam as temporadas no Brasil… enfim, a Carolina, me ofereceu uma oportunidade de entrevista com a Denize Ponz, da Costa.
Eu aceitei, e dias depois recebi o “convite” formal por e-mail para a entrevista, informando ainda que eu deveria ir para Curitiba e passaria 2 dias na cidade, pois no primeiro dia, haveria uma espécie de palestra informativa de vida à bordo e sobre a Costa Cruzeiros, em deveriamos preencher os formulários e ficha de emprego da Costa Cruzeiros.
Então reservei minhas passagens e um hotel e fui para Curitiba. Aliás, se precisar de hotel, algumas dboas escolhas são o Ibis, o Formule 1 e um Albergue afiliado ao Hostel Internacional. Todos ficam próximos da ISM. Se optar por ir de Taxi até lá, partindo de qualquer um destes hotéis, o valor aproximado é de 10 reais.
Também fui informado que deveria pagar uma taxa de 30 reais, se não me engano para cobrir gastos com alguns materiais que seriam fornecidos durante a palestra e um “Coffe Break”, valor que poderia ser depositado em conta com antescedência ou ser pago diretamente na agência no dia da palestra.
Chegando à Agência, aguardamos que todos estivessem presentes antes de iniciar o processo. Primeiramente nos entregaram algumas folhas explicando o básico sobre a empresa, em seguida iniciaram a palestra. Ao final, preenchemos nossas fichas e formulários, e deixamos com o pessoal da agência.
Fomos instruidos à comparecer em traje social para a entrevista com a Sra. Ponz, e preferêncialmente chegar 30 minutos antes da mesma.
Assim eu cheguei cedo e fui o terceiro à ser entrevistado. Lembro que antes da entrevista, estava muito nervoso, mas a Carolina e o Marco sempre tentaram nos acalmar. Entrei na sala SUPER nervoso, e lembro como se fosse hoje que a Denize disse, pode ficar tranquilo, eu não mordo!!! Então começaram as perguntas direcionadas para minha área, uma vez que eu era um ex-tripulante.
Ao final, achei que não tinha passado pela entrevista, e 2 dias depois recebi em meu e-mail a confirmação que eu havia passado para a segunda fase, que seria uma entrevista diretamente com o gestor da área e gestor de recursos humanos em Genova via Skype. Novamente o nervosismo aflorou!!! (Parecia um tripulante e primeira viagem)…
Então aguardei a data da entrevista. Quando o dia chegou, toda aquela “angúsita” pela incerteza do que poderia acontecer, ser aprovado ou não… acabei ficando mais uma vez nervoso, mas talves pela distância e por ser uma conversa por computado nao demonstrei muito, e consegui me controlar rapidamente para raciocinar as respostas e tentar entender as perguntas… Foram muitas as perguntas que variavam de assuntos diversos como minha vida pessoal, à assuntos relacionados à minha área de atuação. Foram 2 pessoas que me entrevistaram naquele dia, porém me recordo o nome somente de uma, a Arianna Fanelli.
Cerca de 5 dias após a entrevista recebi a resposta da agência informando que eu havia passado. E agora deveria participar de um curso que seria ministrado pela Costa, em CURITIBA. (Mais tarde descobri que poderia ter feito este curso em Santos). Seriam 5 dias de curso e ao final haveria um teste que poderia ser eliminatório. (balela)… Ah, sim importante dizer que não havia custo para este curso, eu só deveria arcar com as minhas próprias despesas de SP-Curitiba e estadia.
Fui para Curitiba fazer o curso Ready for Excellence como o instrutor Renato Campos.
Foram aulas em inglês, bem fácil de compreender, mas em muitos pontos, os mais importantes ele ressaltava em português mesmo.
Toda aula havia exercícios pra fazer, então sempre ficavamos com as noites livres em CTBA.
No penúltimo dia do curso, tivemos muito o que estudar, pois o último teste seria na Sexta feira, embora já tivessemos feito vários testes durante a semana inteira…
Geralmente nos juntávamos para estudar, comer, papear, e graças a Drika, uma amiga nossa que hoje está no Costa Victoria, nunca faltava Chimarrão.
Então durante as noites frias em que não estávamos com pique pra sair mesmo que fosse somente para comer no shopping que estava há 3 quadras dali, nos reuniamos no quarto do hotel pra “estudar”…
E na sexta fizemos o teste final, que por sinal foi bem fácil, ao meu ver claro. Mas muitos ficaram nervosos ou nçao tinham estudado e tiveram que refaze-lo depois que os demais foram embora, uma vez que todos deveriam ter uma nota “X” classificatória.
Após este treinamento ou curso que tivemos, só nos faltava voltar pra casa e aguardar a tão esperada chamada para o embarque pela Costa Crociere. O que não demorou tanto, mas a cada dia que passava, pareciam semanas ou meses, talves pela ansiedade.
Ah, sim precisavamos fazer a bateria de exames médicos, que inicialmente foi passado que deveria ser feito diretamente com um laboratório conveniado com a ISM, mas que depois acabou sendo liberado cada um fazer por sua conta, desde que passassem por uma avaliação médica, para que este laudasse os exames para o embarque. E assim eu fiz todos os exames pelo convênio, e passei pelo médico em que a ISM tinha convênio, que antigamente ficava na Av. Ana Costa em Santos, agora eles tem convênio com o mesmo laboratório que a Infinity Brazil, o PREMEDICAL CARE. Paguei 250,00 pela avaliação e laudo médico. Entretanto se eu tivesse optado em fazer os exames no mesmo laboratório , tudo sairia por 450,00.
Após todos os exames, documentos, certificados e disponibilidade enviados para a ISM, foi só aguardar!!!
Dias depois o Marco entrou em contato comigo perguntando ainda havia interesse de embarcar e se eu estaria disponível no momento, pois minha data havia saído, e 2 semanas após a ligação dele embarquei em um Voo da KLM saindo de Guarulhos para Amsterdã. De lá em outro voo da KLM fui até Veneza.
Havia uma Van no aeroporto de Veneza esperando por nós… Chegando lá descobri que haviam outros tripulantes nos mesmos voos, e alguns saindo do Brasil também. DDo aeroporto a Van nos deixou em um Hotel um pouco afastado do centro, para que dormissemos por lá, e avisou que nos pegaria no dia seguinte às 8h da manhã.
Cansado como eu estava, só quis saber de detar e dormir… não sai pra andar por Veneza!!! Assim eu fiz, tomei um banho demorado, jantei, e literalmente “cai na cama”, e dormi até o dia seguinte!
Às 8h do dia seguinte após um café da manhã bem reforçado, a van nos buscou e levou até o porto de Veneza para que pudessemos embarcar. Chegando lá,um agente da Costa fez uma chamada e em seguida fomos para o Navio, onde passamos por 2 RX, um na entrada, onde a polícia carimbou nosso passaporte, e outro ao entrar no navio. Ao pisar no navio, você já fica sem o passaporte, pois na Gangway o Chief Crew Purser recolhe todos os passaporte e lhe entrega um cracha provisório, o qual lhe servirá até que seu CrewPass fique pronto…
Vou parar por aqui pessoal, creio que tenha ficado claro o processo da ISM, porém se alguem tiver mais alguma dúvida, por favor não hesitem em me escrever, seja por mensagens ou e-mails.
A partir da semana que vem, a Sta. Nicole Benete, diretora de uma agência de recrutamento e seleção para empresas como CUNARD, Princess e Yatchs of Seabourn, vai abrir uma coluna para exclarecer dúvidas de futuros tripulantes, aspirantes ou mesmo dos curiosos. Caso tenham algum assunto que tenham interesse em saber, me escrevam pois o mesmo poderá virar a pauta desta coluna.
Até mais…