sábado, 3 de julho de 2010

Iniciando o longo processo para embarcar em um Navio

Vou descrever aqui, tudo o que é necessário saber antes de decidir trabalhar a bordo de um navio, desde o processo seletivo, entrevistas, dinâmicas, cursos, até a documentação e assinatura do contrato.
A hora é esta, você decidiu trabalhar a bordo de um navio, pois um amigo, do irmão do cunhado... enfim, alguém que já esteve a bordo disse que é muito bom trabalhar em navios, pois além de conehcer o mundo, o salário, geralmente pago em dolares ou euros, é muito rentável.
Você quer agora, para embarcar este mês ou no próximo, e se possível, ficar uns 2 meses para guardar dinheiro, e voltar para o Brasil. Bem, se voê pensa assim, melhor esquecer o mundo dos navios de cruzeiros.
Aqui dentro, você vai trabalhar duro, tanto que nas entrevista há uma pergunta sobre como você se vê trabalhando "hard-work", de 10 á 12 ou 14h por dia, 7 dias por semana em todos os dias do mês durante seu contrato que pode ser de 6 à 10 meses, independente da sua função.
Você vai conhecer o mundo sim, não tenha dúvida, mas nas suas "horas" de folga, isto mesmo, aqui você não tem dias de folga, e sim horas. Muito raro, ouvir dizer que "fulano" ganhou um "day-off". O Salário, realmente é muito bom, e geralmente em companhias européias pagam se em Euros e Americanas em Dolares, porém quando se esta em cruzeiros pela costa brasileiras, geralmente a regra é, salário base e comissões em dolares.
Além de tudo isto, se você realmente quer trabalhar à bordo, deve saber que não está indo viver as férias do sonho, e sim, trabalhar para ganhar dinheiro. No navio em geral, não se gasta nada, além do que você compra nas lojinhas à bordo. Você terá sua cabine sem pagar nada por isto, geralmente será uma cabine para 2, 3 ou 4 pessoas, dependendo da sua função, Crew ou Staff. Se você for Staff, terá alguém para limpar sua cabine, levar e buscar na lavanderia seu uniforme e outras roupas que queira lavar por uma pequena quantia semanal, porém que será descontado em seu Pay-roll mensal. Também não será cobrado pela comida, pois sempre há uma variedade de pratos, seja no crew-mess, staff-mess ou officer-mess. Geralmente a comida não tem muito tempero. E com o tempo você se acostuma, ou como eu, enjoa, e começa a comer pãozinho com queijo e beber yogurte em todas as refeições.

Onde você pode comer, depende muito da sua função. Se você for Crew, poderá comer somente no crew-mess, se for staff, pode comer no crew-mess, staff-mess, e no officer-mess, porém aqui, só poderá se servir, e para comer, deve ir para o staff-mess. Ah, sim, também é permitido aos Staff comer em área de passageiros durante o almoço e ceia, menos nos "Embarkation-day".

Em seu primeiro contrato, é normal que você volte com pouco dinheiro, pois como será novidade para você encontrar lojas para comprar de tudo, livre de impostos e com preços menores, geralmente a gente abusa um pouco.

Agora vamos ao que interessa, tudo que eu for relatar aqui, será com base em minhas experiências e de algumas amigas, com as agências de recrutamento brasileiras e internacionais, e também minha experiência à bordo.














Skype: rafaelcoelhosalles

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog!
    Está bem explicativo a quem deseja trabalhar em navios de cruzeiro.
    P.S. Gostei das fotos e da disposição dos assuntos.

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