quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Sua Cabine!!! - Crew Cabin


Zenith - Pullmantur (Staff and Crew Cabin)

M/V Zenith - Pullmantur





Demorei um pouco para escrever, pois tenho andado um pouco ocupado correndo atrás de toda a documentação para 0 meu novo embarque pela Costa Crociere atraves da ( ISM Agency ).


Vou descrever aqui como eram as cabines do Zenith, pois foi o navio em que eu trabalhei. As primeiras fotos são da minha cabine, logo a seguir a de outra fotógrafa, em seguida há fotos de uma cabine de crew e no finalzinho há fotos de uma "Cabin Inspection".


Como eu disse antes as áreas internas, ou seja áreas de tripulação é formada também por corredores de cabines internas e externas. Em respeito, não se deve fazer muito barulho nestas áreas pois há tripulantes dormindo em todos os horários, uma vez que o trabalha 24h pelo bem estar de seus passageiros, você poderá ser "vizinho" de alguém que trabalha em "Night Duty", turno da noite.

Quando estiver "perambulando" pelos corredores onde há cabines, mantenha o máximo de silêncio, embora, no dia que antescede o desembarque, quem mora no deck 3, com oera o meu caso, quando resolvia tentar dormir pela noite, acabava desistindo pois justamente naquele corredor ficava a passagem entre a gangway de desembarque e a de carga. Então toda noite de desembarque, era um "Deus nos acuda" com o pessoal carregando bagagens de passageiros pelos corredores por toda a madrugada.


Basicamente as cabines possuem, de 2 à 4 acomodações, 1 banheiro, escrivaninha, cabides, espelho, gaveteiros, maleiro, guarda-roupas (armários), televisão, VCR ou DVD (se você tiver muita sorte, e a TV pode até ser de LDC), alguns possuem frigobar, microsystems e afins. Algumas possuem ventana também.


Corredores de acesso às "Crew Cabins"
Divisão de cabines


A crew purser é instruida à coloca-lo junto com alguém que exerça a mesma função que você, do mesmo sexo e quando possível, alguém do mesmo país que você. No meu caso, fiquei sozinho em minha cabine por todo o tempo em que trabalhei à bordo. Não sei se poderia descrever isto como bom ou ruim, pois há uma série de motivos que eu descreveria isto como bom, e outra série de motivos ruins para isto.


Minha cabine


Minha cabine era a 3274, ao lado de outra fotógrafa e de meu Manager. Infelismente ou não, era na ponte de acesso à Gangway, então estava exatamente no meio do navio. Ruim pelo barulho, pois praticamente todos os tripulantes, cedo ou tarde passavam por ali, e bom pois estava "próximo" a tudo.


Bem as cabines de Staff, e mais uma vez deixo bem claro que me refiro exclusivamente à Pullmantur, neste caso, mais específico ao navio Zenith, onde as cabines de staff, são para 2 pessoas, onde cada um tem uma cama, em formato de beliche (a cama de baixo é melhor), há também gavetas embaixo da cama, 1 para cada tripulante, 3 gavetas na escrivaninha, 1 armário para guardar as roupas e pertences. Cada gaveteiro possui em seu puxador uma tranca, um espaço para se colocar um cadeado, o que é muito recomendado para evitar maiores problemas (embora eu nunca tenha trancado nada na cabine). No banheiro há também armários divididos para o uso de ambos. Minha cabine tinha também 1 ventana.


Há também um espelho grande para que você esteja sempre impecável quanto a sua aparência, tanto pelo uniforme, quanto pessoal. Homens, de barba aparada, cabelos curtos e penteados, sem brincos, piercings ou tatuagens. Mulheres sempre de cabelos presos e acessórios discretos.


Em hipótese alguma é permitido fumar na cabine, embora alguns encontrem maneiras de tentar burlar o sistema de alerta de fumaça, mais cedo ou mais tarde acaba sendo pego, e pode receber um warning ou mesmo seu sign-off. Por todas as áreas do navio há avisos dizendo onde é permitido ou não para se fumar.

Nas fotos abaixo, há também um aviso dizendo para não fumar na cama. Meio contraditório no que diz respeito a não fumar dentro da cabine mas ok, apenas não fume. (Afinal você batalhou tanto para chegar até aqui para deixar um simples cigarro tirar seu emprego.)


Abaixo algumas fotos da minha cabine:




Parte do armário, onde há uma prateleira para guardar outros itens, sejam roupas ou não. Eu aproveitava para encher de guloseimas e remédios que minha mãe levava pra mim no porto de Santos.



A bendita plaquinha que eu mencionei.
Se não pode fumar na cabine, porque esta placa está dentro da Cabine?
Vai entender!









As fotos acima estão um pouco fora de ordem (tudo bem, etão BEM fora de ordem), pois não me dou bem com o blogger e na hora de postar ele sempre bagunça todas as fotos.

Mas vou tentar descreve-las na ordem que estão postadas no blogger.

Sempre da esquerda para a direita.

Foto 1: Meu guarda roupas, a parte onde eu deixava meu uniforme pendurado e alguns pertences que mereciam atenção especial em serem guardados.

Foto 2: Banheiro, onde se ve o vaso sanitário e os armários que mencionei. Cada divisória do espelho que há no banheiro, é um armário, então cada tripulante possui 2 divisórias.

Foto 3: Cabideiro e espelho. Aquele que mencionei anteriormente.

Foto 4: Mural de fotos. Como disse em um post anterior, levem consigo muitos imãs pequenos, pois é possível afixar fotos e avisos praticamente em toda a cabine, pois todas as paredes são feitas de metal.

Foto 5: Visão geral onde se vê a porta de entrada, o  cabideiro, espelho e afins. Note que há fotos e folhetos afixados por toda a cabine!

Foto 6: Armário de roupas, escrivaninha, e TV com VCR. (Sim, eu não fui um dos sortudos que tinham  DVD, TV LCD, e Frigobar na cabine.)

Foto 7: Foto do banheiro, onde se vê também o box para o banho. Era bem quentinha a água! Até demais.


Foto 8: Mural com os dias de cruzeiros. (Eu sei, os ursinhos.... hunf, foram presente, ok?)



Aqui outra parte do armário, onde eu guardava sabão em pó, amaciante, e algumas roupas sujas pra lavar.
( Até parece que eu lavei as roupas... na verdade eu lavei uma única vez, depois que descovri que era tão barato mandar lavar na lavanderia do navio... desencanei e nunca mais lavei nada por conta.)


Outra dica sobre mandar lavar roupas, tanto uniformes quanto roupas pessoais, quando quiser que sejam lavadas as roupas, devem ser deixadas sobre a cama, pois a cabin steward retira para lavar, e devolve em sua cabine. Porem, se deixar pendurada nos cabides, ela não retira.


Aqui, outra foto da escrivaninha e as gavetas, que como citei antes há 3 para cada tripulante.
Detalhe para as gavetas da escrivaninha, é que não há como tranca-las.






Há esquerda mais uma foto de visão geral, onde se vê a escrivaninha por inteiro, notem que há uma cadeira, e telefone na cabine também. Havia esquecido de dizer, que há telefone em todas as cabines.


Há direita, foto do outro armário de roupas, que usei pra guardar minhas malas, já que não tinha mais ninguem na cabine comigo.




Abaixo estão as fotos das camas da cabine que eu morava. Como disse é uma beliche, eu ficava é claro na cama de baixo que é muito melhor, então fica como uma dica, se chegar primeiro na cabine, escolha a cama de baixo.
Enfim, todas as camas possuem luz interna para leitura, as vezes possuem um baú na cabeceira, e todas tem cortinas para fechar e ficar escurinho pra dormir.

























Na foto acima, logo abaixo do beliche se vê os gavetões para guardar roupas também. Nestas gavetas é possível colocar cadeado pois há trancas. E há 1 para cada crew member.


Aqui, como disse antes, a ventana da cabine. Não há ventana em todas as cabines.



Dificilmente eu abria esta cortininha ae.. porque entrava muito sol...






Bom, sei que enrolei muito pra escrever este post e igualmente para termina-lo. Mas acho que ilustrei bem com será sua cabine se você for trabalhar na Pullmantur.
Ao inves de postar aqui as fotos de outras cabines de crew e a famosa "cabin inspection", vou criar outros posts para tal.

E mais uma vez, se tiverem alguma dúvida, por favor não hesite em perguntar. Talves eu demore mais para postar pois neste sábado, viajo para a Itália para embarcar no Costa Fortuna dia 13-09.

4 comentários:

  1. Adorei seu post.
    Estou indo de Shorex no Zenith agora dia 28 e estava procurando informações.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Muitooo bomm seuu BLOG Brotherrr...
    Embarcarei agora dia 11/12 no MSC Orchestra, e mesmo tendo um BLOG o http://tripulanteatsea.blogspot.com/ costumo ler sermpre varioosss blogs e o seu eh d+..
    abraçooo

    ResponderExcluir
  3. Caraca, ótimo seu blog... adorei mesmo, já estou até seguindo.

    Eu sou futuro tripulante da Princess, e montei um blog tb. Depois se quiser dar uma olhada/seguir:

    http://mineironomar.blogspot.com/


    Abração e continue sempre com ótimas postagens e fotos.

    ResponderExcluir