segunda-feira, 7 de março de 2011

Idiomas de bordo – English, Español, Italiano, Deutsch, Française, Português

 

 

Malta La Valletta - panoramic 1

                                                                    Malta – La Valleta – MSC Musica

 

Which language we need to speak on board?
Che lingua dobbiamo parlare a bordo?
Welche Sprache brauchen wir an Bord zu sprechen?

 

Este é um dilema para muitos, mas vou desvenda-lo aqui pois o que eu descobri quando embarquei, é que o o idioma não é algo que te desqualifica dentro do navio. Claro para uns pode até ser, pois imaginem um recepcionista que não sabe falar italiano, em uma empresa italiana, em que a maioria dos passageiros são de origem italiana? Não tem jeito, neste caso é sim necessário ter dominío do Italiano, ou em outros casos domínio de outras línguas. Mas para a grande maioria dos tripulantes isto não é regra, alguem que vai trabalhar como camareiro, cleaner, pool boy, galley util. entre outros cargos nesta mesma faixa, o inglês por exemplo, não é algo obrigatório para conseguir uma destas vagas.
A grande maioria das companias, sempre que publicam qualquer vaga em aberto, coloca como um dos requisitos o inglês, mas nem todas as vagas exigem a fluência, se você começar a pesquisar as vagas diretamente nos sites das companias de navio, vai notar o que eu estou dizendo.

Geralmente eles colocam exatamente o que buscam no profissional, e quando indicam o inglês notem que sempre vão dizer o quanto você deve conhecer do idioma para entrar no navio, pode ser inglês fluente, inglês avançado (aquele que você compreende mas ainda tem alguma dificuldade para formar as frases e desenvolver uma conversa), inglês intermediário, inglês básico
(geralmente citado como “conhecimentos no idioma”)

MSC Musica - Malta - La Valleta
Aqui no Brasil, a maioria das agências, ou ao menos as mais sérias, exigem que você tenha um bom inglês para quase todas as posições. Não acho errado, pois como vamos todos acabar fora do país, trabalhando em um local com várias culturas e nacionalidades, é mesmo muito importante saber o inglês para manter um diálogo até mesmo com seu superior ou com seu colega de trabalho. Mas o que todos esquecem é que a melhor escola que temos é a convivência do dia à dia. Ao menos nós, brasileiros temos muita facilidade de nos adaptar em diversas situações, e facilmente aprendemos também outros idiomas, mesmo que seja para uma comunicação muito básica.

Como eu disse, não acho errado por parte das agências a exigência do inglês para embarcar ou não um novo tripulante, mas a realidade que encontrei à bordo de todos os navios em que estive foi bem diferente. Não só os brasileiros, mas vários outros tripulantes de “N” países não falam o inglês, ou não falam corretamente o inglês, e isto não é problema algum para eles ou para a compania. Exemplo, para entrar na Pullmantur, assim como todas as outras companias, me foi exigido o inglês, mas quando entrei no navio descobri que o idioma mais falado à bordo era o espanhol, então os poucos que falavam o inglês cometiam alguns erros medonhos de concordância ou mesmo de pronúncia, mas você acaba se acostumando e deixando passar batido. O que aconteceu a seguir, foi que eu tive que aprender o espanhol para me comunicar melhor com todos, pois grande parte da tripulação falava mais o espanhol do que o inglês.

Mykonos - Greece

Quando fiz a entrevista com a Denize Ponz pela ISM Brasil, lá em Curitiba, também disseram que o inglês seria algo que me desclassificaria para entrar ou não na Costa, fiz a entrevista com a mesma que me aprovou, e alguns dias depois fiz uma entrevista por skype direto com recrutadores da própria Costa em Genova e também fui aprovado. Entrei para trabalhar como fotógrafo à bordo. Quando cheguei na Costa Cruzeiros, no Costa Fortuna que foi meu primeiro navio da Costa, notei que o idioma mais falado ali era o Italiano. Pronto “meu desespero” eu havia treinado mais um pouco do meu inglês após ter saído da Pullmantur, aprendi espanhol, e agora deveria aprender o Italiano. Meu manager e seu o assistente eram italianos, os outros fotógrafos que já eram mais experiêntes eram 2 hondurenhos, 4 filipinos, 2 italianos e 4 brasileiros, excluindo 3 brasileiros que estavam em primeiro contrato, todos os demais falavam italliano além do inglês, então aqui realmente foi necessário saber o inglês para falar com os filipinos e com os italianos, já os hondurenhos eu arriscava meu “portunhol” na época e com eles fui me aperfeiçoando e aprendendo mais.
Acho que aprendi um pouco de italiano de tanto ouvir e tentar responder (mesmo errado)… mas não sou fluente, nem intermediário, me considero um aprendiz ainda.

Amsterdam - The Netherlands

Bem o caso é que fui finalmente fazer uma temporada na Europa, e para minha surpresa lá fora quase nenhum ou pouquissimos dos passageiros que embarcavam falava inglês, então tinha que usar o famoso “embromation” para tentar conversar em italiano, alemão… “até parece”, francês, e por fim o inglês e espanhol… Falando dos passageiros, a maioria dos Italianos são educados, atenciosos e prestativos, e quando percebem que você não fala o idioma deles faz o possível para entende-lo e em meu caso até me ensinaram um pouco kkk, os franceses são um pouco mais “chatos” no melhor sentido da palavra, os que encontrei à bordo, só falavam francês ou italiano, e para me entender, as vezes eu tinha que “desenhar literalmente” o que eu queria dizer.
Os americanos são descontraidos, e sempre tem uma piada para soltar, mas quando percebem que você não fala “corretamente” o inglês, ou ao menos de uma forma que eles o entendam, te deixam falando, agradecem e procuram outra pessoa para atender.
Os alemães, aaaah, vou falar pouco deles aqui. Estes são os que geralmente querem sempre que a pessoa que os atenda fale Deutsch, se você arriscar um inglês ou outro idioma, eles ficam bravos, e vão embora deixando você literalmente falando sozinho. Sei que não compete ha este tema, mas devo dizer outra curiosidade sobre os alemães que descobri à bordo, na galeria de fotos, quando estão buscando suas próprias fotos, quando se deixam ser fotografados, é claro, se você abordar algum deles para oferecer ajuda, desista pois ele fica bravo, desiste da foto e vai embora. Nunca entendi isto mas é verdade, acontece.

Vou ficando por aqui, se tiver alguma dúvida ou tiver interesse em algum tema em específico, não hesite em me escrever.
Meus contatos estão abaixo no primeiro Post e meu facebook está no topo à direita.
Abraços.
Follow me

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rafael!

    Tenho inglês e francês intermediários e algumas habilidade fotográficas, mas não possuo equipamentos próprios ainda. Gostaria de saber quais as habilidades exigidas para o cargo de fotógrafo.

    Obrigada, Cristiana

    ResponderExcluir