terça-feira, 19 de abril de 2011

Agências X Companhias

 

Mikonos - Grécia

Recentemente mudei meus conceitos referênte às agências de recrutamento. Como havia dito antes, a melhor maneira de se conseguir uma vaga à bordo, seria através das agências de recrutamento, que no Brasil hoje em dia, só vem crescendo o número de vagas disponíveis atraves das mesmas.
Porém, há outras maneiras de se conseguir uma entrevista, e até mesmo uma vaga diretamente com as companhias. Você pode acessar o site das mesmas, cadastrar seu currículo, e aguardar um contato das empresas, ou mesmo entrar em contato por telefône, caso você possua um nível de inglês avançado ou fluente, e tentar o contato com a pessoa responsável pelos recrutamentos, que em grande maioria são atenciosos, e com muita frequência tendem a pedir que lhe encaminhem diretamente um currículo para o e-mail, e posteriormente agendam uma entrevista via skype com o candidato.

Bem, o assunto deste post tem como objetivo exclarecer um pouco mais sobre as mais diversas agências que existem aqui no Brasil. Vou tentar ser o mais genérico possível, não deixando que minhas prefências por esta ou aquela transpareça, afinal, cada um deve optar pela que agência que lhe for mais conveniênte.

Costa Mediterranea - Katakolon - Grécia


Primeiro vou relatar algumas das agências pelas quais passei por processo seletivo, e consequentimente embarquei para as companhias com as quais as mesmas trabalhavam.

ShipJobs:
A empresa fica no centro de São Paulo, próximo à Av. Ipiranga. Foi a primeira agência pela qual eu embarquei. Trabalham muito com a Pullmantur Cruceros.
Meu contato com a empresa foi após ter passado por 2 outras agências que ao final da entrevista, informaram haver uma “taxa” de agênciamento, esta em que na época eu não estava em condições de arcar por uma vaga à bordo.

Então um amigo que havia trabalhado na Pullmantur, me indicou a ShipJobs, sendo assim fui até a agência, onde fui atendido pela Sra. Mariângela, e passei por uma entrevista em português, um pouco de inglês e espanhol. Hoje em dia o processo é diferente, você deve primeiramente encaminhar seu currículo, e após a triagem a agência entra em contato com você agendando uma data para uma entrevista. Enfim, após a entrevista que eu fiz em meados de março, fui informado que deveria esperar até o final do ano, quando a companhia solicitava novos tripulantes brasileiros para trabalhar à bordo, porém que eu deveria ir providenciando alguns documentos, tais como STCW, exames médicos e afins.
Fiquei esperando cerca de 5 à 6 meses, até que a ShipJobs entrou em contato informando que haveria uma vaga para o inicio em novembro ou dezembro daquele ano, e perguntaram se havia interesse pela vaga, obivamente respondi que sim, então fui novamente instruido à correr atras de toda a documentação, em contra partida, a agência enviaria meu portifolio para a companhia aprovar ou não minha contratação, e agendar uma outra entrevista, a qual não aconteceu.

Então na penúltima semana de novembro recebi outro contato da ShipJobs informando que eu deveria embarcar na primeira semana de Dezembro, porém eu ainda não tinha feito o curso de segurança marítma (STCW), nem os exames médicos. Então meu embarque foi adiado para semana seguinte, me obrigando a literalmente “correr” para fazer todos os exames e ao mesmo tempo o STCW, que tem duração de 1 semana.

Então na segunda semana de Dezembro eu embarquei na Pullmantur, no navio Zenith.
Uma vez dentro do navio, você tem acesso à contatos importantes dentro da companhia, então saiba aproveitar todos os possíveis contatos…

Nenhum comentário:

Postar um comentário